O brasileiro aderiu a Black Friday em seu calendário de compras, mas ao mesmo tempo se preparou para não ser vítima de descontos enganosos. Segundo levantamento do Reclame Aqui, até o momento, foram registradas 1.374 reclamações, um aumento de 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
O principal motivo é a propaganda enganosa, que atinge 14% das queixas. Divergência de valores e problemas para finalizar a compra também foram reportados.
Para o diretor de marketing do Reclame Aqui, Felipe Paniago, “o consumidor está mais preparado e aprendeu a detectar se as ofertas são verdadeiras ou não”.
Ainda de acordo com Paniago, os brasileiros esperavam mais descontos. “Descontos de 50% não aconteceram muito e era o que o consumidor estava esperando. Produtos com 20% são considerados com boa oferta”, diz.
O número de reclamações reportadas ao órgão oficial de defesa do consumidor, o Procon, é mais baixo. De acordo com balanço divulgado pelo Procon-SP, até as 11 horas desta sexta-feira (24), foram recebidas 160 reclamações.
A empresa B2W Companhia Digital (dona de Submarino, Shoptime, Americanas.com), a Casasbahia.com, Extra.com e Pontofrio.com lideram a lista com 19 queixas (11,8%, cada).
O motivo principal é a maquiagem de desconto, ou seja, quando a oferta oferecida sobre o preço do produto ou frete não é real. A indisponibilidade de produtos em estoque foi a segunda maior queixa.
Fonte: Estadão Conteúdo
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